dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

O aumento contínuo da população mundial, a evolução das economias emergentes como China e Índia e a demanda por biocombustíveis criaram um cenário no qual a demanda por alimentos é crescente. Hoje já somos 6,8 bilhões de pessoas no mundo e a previsão da FAO é que seremos 9 bilhões de pessoas em 2050.

Em 40 anos, portanto, a população mundial será 30% maior. Além do crescimento populacional, a expansão econômica dos países emergentes gerará aumento de renda e isso acelerará o consumo de alimentos de milhões de indivíduos, que passarão a se alimentar cada vez melhor. 

A combinação do crescimento da população, expansão econômica dos países emergentes e a demanda por biocombustíves, gerará a necessidade de produzir, em poucas décadas, o dobro da quantidade de alimentos que levamos milhares de anos para alcançar. Se não mudarmos a forma que produzimos alimentos hoje, isto significa que serão necessários dois planetas Terra para que tenhamos água, solo e clima adequados para atender a demanda por alimentos, ração e energia.
 
O lado bom é que esse crescimento vai gerar bilhões de novos consumidores que, além de alimentos, vão demandar imóveis, carros e energia. O risco é que essa aceleração econômica pode impactar os recursos naturais, alterando o clima e limitando a capacidade de 9 bilhões de pessoas alcançarem um estilo de vida compatível com os padrões predominantes atualmente.

Essa conclusão faz parte do Relatório “Visão 2050: A Nova Agenda Para o Negócio”, elaborado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) – entidade que reúne 29 empresas de 14 setores diferentes e situadas em 20 países. Representantes dessas companhias dialogaram com as instituições públicas e governos para analisar como será a vida no planeta em 2050.

Como os recursos naturais não crescerão em proporção à demanda, o Relatório Visão 2050 alerta para a necessidade de mudanças no modelo de crescimento econômico. O princípio básico será explorar os recursos naturais com racionalidade e equilíbrio e investir mais em fontes renováveis de energia.

A necessidade de aumento de produção agrícola terá que coexistir com a um novo modelo de negócio sustentável. Esse é um desafio para o setor e uma oportunidade para governos com visão de futuro, indústrias criativas e pesquisadores dedicados e bem preparados.  Neste aspecto, o Brasil vem cumprindo o seu papel, preparando uma agricultura forte que alimentará a sua população e também a de outros países, respeitando o meio ambiente cada vez mais e seguindo o desafio de “produzir mais com menos recursos naturais”.              

Para isso, a indústria está focando em inovação e alcançando produtos de altos níveis de tecnologia que asseguram mais produtividade e rentabilidade e menos impacto ambiental. Este desafio de aumentar a produção terá que ser alcançado sem que a área cultivável avance sobre áreas de preservação natural. A solução será produzir mais na mesma área.  Os governos, o mundo acadêmico e a indústria vão ter que investir pesadamente na agricultura para que possamos aumentar a produtividade agrícola.  Novas técnicas agrícolas, sementes mais produtivas, fertilizantes mais eficientes e melhores soluções químicas e biológicas são iniciativas que vamos ver com mais freqüência nos próximos anos.
 
Caso não consigamos fazer crescer a produção agrícola na proporção do crescimento da demanda por alimentos, seus preços subirão e mais pessoas passarão fome no mundo.  Atualmente já existe cerca de 1 bilhão de habitantes subnutridos, e este número se elevará ainda mais caso não sejamos capazes de responder, hoje, ao desafio que a produção de alimentos nos impõe para 2050.

Muitos países olham para a agricultura no curto prazo, dificultando a inserção de novas tecnologias, principalmente por razões políticas e não técnicas.  Outros países taxam suas exportações agrícolas, impedindo que seus agricultores se capitalizem e produzam mais. Por fim, há governos que não valorizam a propriedade intelectual da indústria que investe para aumentar a produtividade agrícola, reduzindo os incentivos para que esta indústria cresça e suporte o crescimento da produção.
 
Cada um destes governos acaba focando no desafio imediato que seus habitantes têm, esquecendo de  considerar que somos parte de um planeta que, em apenas 40 anos, necessitará do dobro da produção agrícola que temos em 2010. Precisamos pensar na demanda global de alimentos e nos meios de produzi-los em quantidade suficiente para que sejam baratos e acessíveis a toda a humanidade.  Assim, em um mundo globalizado como vivemos hoje, o preço dos alimentos será condizente em todos os países de economia aberta.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Rodrigo Morais
30/07/2010 09:23:47
+ interessante a aceitaþÒo do aumento da populaþÒo no mundo se jß vivemos uma situaþÒo global ca¾tica. A populaþÒo nÒo vai crescer como previsto, a natureza darß seu recado.
NÒo vejo como crescer a produþÒo de alimentos no mundo para atender esta quantidade de gente prevista.
A nÒo ser se aumentar-mos a quantidade de alimentos de baixa qualidade (paÝses pobres e emergentes) com alimentos de boa qualidade (primeiro mundo).
E o lixo deste pessoal o que vamos fazer?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Análise de Dados
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada